terça-feira, 11 de novembro de 2008

Área de Projecto

Olá, sejam bem-vindos ao nosso blogue sobre ginástica, espero que gostem! Podem comentar as nossas mensagens sobre os vários tipos de ginástica!

domingo, 9 de novembro de 2008

Ginástica de Aparelhos


O transporte dos aparelhos de ginástica, pelo seu volume e peso, exige alguns cuidados particulares:

- Cada aparelho tem de ser transportado sem ser arrastado;


- Durante o transporte verifica se o aparelho está equilibrado;


- Ao montares um aparelho, para não te entalares, presta atenção à posição das tuas mãos ou pés.


- Verifica se à volta da estação que montaste existe uma zona livre de obstáculos;


- Arruma cada aparelho no lugar próprio.




O cuidado que colocas no respeito dos factores de segurança, tua e dos teus companheiros, tem a maior importância na confiança com que trabalhas, na qualidade da tua aprendizagem.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ginástica de Step


Aula de Step é composta de rotinas coreografadas de exercícios e passos de dança de baixo impacto sobre uma plataforma (step).
Benefícios: Resistência cardio - respiratória, coordenação motora e expressividade.Duração da aula normalmente em academias de ginástica é de 45 minutos

Ginástica de Solo


O Solo é um aparelho de ginástica artística, disputado como modalidade olímpica por ambos os sexos. Os exercícios no solo fazem parte do concurso geral, onde se sele cionam os oito melhores atletas para a final da especialidade. O solo, propriamente dito, é um estrado, de dimensão 12m x 12m, feito de um material elástico que amortece eventuais quedas e ajuda ao balanço dos saltos. A prova consiste em executar diversos exercícios acrobáticos, com movimentos de equilíbrio, estáticos, de força, ou de expressão coreográfica.Os exercícios têm uma duração de 50s a 70s para os homens, e 70s a 90s para as mulheres. Os exercícios femininos têm a particularidade de incluir acompanhamento musical, escolhido pela atleta e pelos treinadores. A única restrição é que a música não pode conter vocalizações de qualquer tipo. Uma coreografia é frequentemente aproveitada para vários exercícios de solo, em particular os realizados no mesmo evento desportivo.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ginástica Acrobática


A ginástica acrobática surgiu na Idade Média e era muito utilizada pelos elementos dos circos.No entanto, só começou a ter regras próprias e competições na década de 1970.
A Ginástica Acrobática é um desporto que exige muita força e flexibilidade aos ginastas que a praticam. É sempre praticada por um mínimo de dois atletas.
Os movimentos isolados (as acrobacias em si) são basicamente compostos por saltos mortais, muitos deles impulsionados pelos parceiros (exercícios dinâmicos) e exercícios estáticos que exigem muito equilíbrio e força.
Este desporto desenvolve a coragem, a força, a coordenação, a flexibilidade, as habilidades de saltos e a destreza, entre outros.
Os acrobatas em grupos de dois, três e quatro executam rotinas com as cabeças, mãos e pés dos seus parceiros.
É preciso confiar bastante no resto da equipa.

Por ser sempre feita em grupo, a ginástica acrobática ensina os atletas a cooperarem uns com os outros e a confiarem nos seus parceiros. Eles têm que funcionar como um só.

Hidroginástica




A Hidroginástica
A hidroginástica é uma actividade física agradavél através da qual podemos adquirir uma boa condição física, com a melhoria das capacidades de coordenação, resistência e flexibilidade ( melhoria na amplitude de movimentos ) e melhorar, no geral, a nossa forma física.É de realçar, sobretudo, sensação relaxante de bem-estar que está aliada à actividade, devido ao efeito de massagem que a água provoca no nosso corpo com a ajuda do ritmo imposto pela música utilizada nas aulas.Deste modo, podemos ter uma aula divertida, onde ocorrem momentos de grande intensidade física e momentos relaxantes, tendo sempre a preocupação de boa disposição, divertimento e o bom clima na aula.A água é uma fonte inesgotável de alegria e saúde e, através de exercicios simples ou complexos, isolados ou combinados, aliados à música, provoca uma sensação de alegria e bem-estar.



Destinatários
Esta actividade destina-se a todas as pessoas sem limite de idade, que através da ginástica na água queiram melhorar ou recuperar a sua condição física. Há pessoas que não lhes é permitido fazer actividade física fora de água, devido ao excesso de peso, problemas articulares, ou outros, e que com esta actividade ( hidroginástica ), todos os que querem divetir-se e fazer desporto podem fazê-lo sem grandes condicionalismos.

Caminhada


Estudos realizados em centros de pesquisas do mundo todo comprovam que a mais simples de todas as actividades físicas - caminhar - é uma forma surpreendentemente eficaz de emagrecer e tonificar o corpo.

A caminhada é uma actividade fácil de ser realizada, mas mesmo que você caminhe todos os dias isso não quer dizer que o faça correctamente.A caminhada a passos rápidos ou caminhada forçada e ininterrupta queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal.Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de actividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e dos glúteos; para reduzir a pressão sanguínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, stress, entre outros. Esta actividade, além de poder ser feita em qualquer lugar, permite que você altere a intensidade pelo aumento da velocidade, percurso (subidas e descidas) ou da distância percorrida. Mas para caminhar rápido, também é importante monitorar a frequência cardíaca para que você possa compreender melhor como o seu corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e assim, realizar uma actividade segura e eficiente (trabalhe com 60% a 75% da frequência cardíaca máxima, obtida subtraindo 220 da sua idade).k

Ginástica Artistica


A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica, é uma das modalidades da ginástica. As apresentações da ginástica artística são individuais - ainda que nas disputas por equipes -, possuem o tempo aproximado de 30 a 90 segundos de duração, são realizadas em diferentes aparelhos - sob um conjunto de exercícios - e separadas em competições femininas e masculinas.
Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

Ginástica Aeróbica



Características da ginástica Aeróbica:
É uma ginástica composta por exercícios que estimulam a melhora do desempenho cardiovascular através do uso do oxigénio pelo corpo do individuo e permitindo que trabalhe de forma mais compassada. Como tem um ritmo constante e de
Longo período, que é caracterizada de actividades aeróbicas, é considerado um exercício aeróbico.

Ginástica Aeróbica a nível de competição:

A ginástica Aeróbica de competição caracteriza-se por ser uma actividade intensa, alegre, com movimento e expressões corporais, diversificados e bem marcados, com acompanhamento rítmico e musical. Os atletas precisam de demonstrar muito dinamismo, força, flexibilidade, coordenação e ritmo.

Ginástica Rítmica



Rítmica
A Ginástica Rítmica também conhecida como GRD - Ginástica Rítmica Desportiva, é uma actividade desportiva de infinitas possibilidades de movimentos corporais, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, pode ser iniciada em média aos 06 (seis) anos e não há idade limite para finalizar a
prática deste desporto, onde encontramos competições individuais ou em conjunto (cinco ginastas ao mesmo tempo).